Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Outubro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Projetos que Movem

Projeto Piritubarte

Artes Plásticas

Projeto Piritubarte

Zona Oeste - 16 de Agosto 2012
Projeto Piritubarte

‘A cor tem o poder de transformar [...] e o grafite está ali para restaurar.’ – Heitor, proponente do Piritubarte.

No primeiro domingo do mês de agosto (05/08), a equipe Movendo Atitudes visitou o projeto ‘Piritubarte – Artes d’rua em apropriação’, localizado no bairro de Pirituba, na cidade de São Paulo. Nesse dia aconteceu o evento de abertura das atividades, nas quais compõe oficinas de estêncil, desenho, macremê e recorte em MDF no intuito de se apropriar dessas artes de rua como agentes transformadoras do ambiente.

O nome “Piritubarte” traz o sentido de “A arte de Pirituba”, destacando  o nome do bairro. Essa explicação do nome simboliza bem o objetivo central do grupo que é valorizar Pirituba a partir da produção artística como forma de aproximação da comunidade.  Atualmente, o grupo conta com quatro integrantes, sendo estes: Heitor, Anderson, Diogo e Michel (parceria - Coletivo Elo da Corrente). No entanto, pode-se dizer que a iniciativa é realizada por educadores, artistas e artesões que moram nessa região.

‘A arte de Pirituba é para valorizar o bairro de Pirituba, principalmente para valorizar os moradores, porque quando você monta um grupo de um lugar,  que você divulga o nome desse lugar, ele passa ser conhecido e mais valorizado. É essa a ideia valorizar Pirituba.’ – Heitor, proponente do projeto.

A formação do Piritubarte demonstra o quanto a atitude de compartilhar informações e experiências, por mais simples que estas sejam, pode agregar ideias e facilitar a união de pessoas que trabalham pelo desenvolvimento da arte em diversas comunidades de São Paulo e porque não dizer, do país. Durante entrevista realizada com Heitor, atual proponente do projeto e grafiteiro, e também com  Michel, um dos fundadores do Coletivo Literário Elo da Corrente,  foi possível identificar a relação de forte parceria entre os grupos. Heitor citou que no decorrer da idealização do Piritubarte conversou com Michel a respeito da ideia do projeto e a partir dessa troca, foi possível conquistar horários no Espaço Cultural Elo da Corrente para a realização dessas oficinas, além  de dicas e orientações para inscrever o projeto no  programa VAI, em busca de recursos para que a ação se concretizasse.

“Tudo surgiu por conta do início do Sarau do Elo da corrente, um encontro que acontece há cinco anos aqui na região também, [...]encontro de poetas, que reúne também fotógrafos, artistas plásticos, pessoas que são interessadas nas artes. E aí então, a partir dessa atividade, se desmembrou pra gente fazer um espaço cultural que fosse uma extensão do sarau de poesias [...]então a primeira extensão dessa atividade  que teve no espaço foi o Projeto Piritubarte, com a ideia das oficinas, e a gente teve uma ideia de trabalhar mais com as artes plásticas, então foi por aí que começou.” – Michel, um dos fundadores do Coletivo Literário do Elo da Corrente.

Atualmente, a iniciativa foi contemplada pelo programa VAI pela segunda vez, e o grupo está se organizado para que no ano que vem participem de outros editais, pois a grande dificuldade citada pelo Heitor, é a falta de recursos para a realização e manutenção das atividades.

Para concluir, o público-alvo atingido varia, porém há a predominância das crianças da comunidade.

Se interessou?

Então conheça, participe e divulgue!

As oficinas vão de agosto à novembro, das 09h00 às 12h00, na rua Jurubim, 788 – Pirituba – SP.  Para chegar, o Piritubarte dá a dica: dentro do Terminal Pirituba, pegar o ônibus Santa Mônica e descer no Espaço Cultural Elo da Corrente.

Mais informações e contato:

Blog Piritubarte

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: 11 3903-2649, falar com Heitor Araújo.

 

Acesse a agenda do Movendo Atitudes.
Fonte: entrevistas com membros do grupo e folder informativo.

 

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or