Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Março 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Projetos que Movem

Projeto 1ª CENA

Teatro

Projeto 1ª CENA

Zona Leste - 08 de Agosto 2012
Projeto 1ª CENA

Projeto 1ª CENA

Grupo Usina dos Atos

Em 2010, o grupo Usina dos Atos criava seu primeiro projeto, denominado 1ª CENA. Na época composto por quatro integrantes o grupo iniciou o desenvolvimento e planejamento do projeto, pautando-se na valorização das artes cênicas e no protagosnismo juvenil, de modo que os jovens participantes do projeto passassem de espectadores para agentes da cultura. Ao longo de três meses foram realizadas pesquisas e reuniões para fechar o escopo de trabalho e o público alvo. Ficou definido que o 1ª CENA contaria com oficinas técnicas de produção e teatro e a oficina sociocultural, que serviria de base as primeiras, além de atividades complementares, como saídas programas para teatros e eventos culturais.

Após esta etapa o grupo fechou parceria com o CEU Inácio Monteiro, na Zona Leste e iniciou divulgação nas escolas do bairro de Cidade Tiradentes, onde o CEU estava localizado. A divulgação contava com sala temática sobre a ditadura militar, que foi tema do espetáculo montado pelos participantes no ano seguinte. “A exposição sobre ditadura militar foi a forma que encontramos para dialogar com os jovens das escolas da região, por ser um tema forte, capaz de gerar reflexão. Vários alunos ficaram interessados em participar do projeto para entender melhor esse momento da história do nosso país”, conta Caio César, Coordenador Geral da Usina dos Atos.

Em 2011 o 1ª CENA contou com 25 participantes, sendo que 16 deles concluíram o processo com a apresentação do espetáculo Dias de Chuva. Véspera de Sol. Nesta edição também foi realizado um encontro cultural, onde os alunos puderam apresentar algumas técnicas aprendidas nas oficinas.

Passado dois anos desde a criação do 1ª CENA, hoje a Usina dos Atos realiza a segunda edição do projeto, dessa vez com algumas novidades. Esse ano o projeto acontece paralelamente em dois CEU’s, no Inácio Monteiro (Zona Leste) e no Cidade Dutra (Zona Sul). A oficina técnica de Roteiro foi implantada e a oficina sociocultural desmembrada em três módulos diferentes,  que são Comunicação e Expressão, Desenvolvimento de Projetos e Referência e Repertório. Também foram criadas duas novas atividades complementares, o Conexão 1ª CENA, que conta com a participação de profissionais da área compartilhando suas experiências com os alunos e os Exercícios Coletivos Interdisciplinares, realizados mensalmente com o objetivo de fomentar a prática das técnicas aprendidas, capacidade de liderança e trabalho em equipe. Nessa edição, considerando as duas unidades, o projeto conta com 55 participantes.

Quer saber mais sobre essa iniciativa?

Entre em contato por meio do  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Mais informações:

Blog da Usina

Facebook

Twitter

Flickr.com

Youtube

 

Vídeos

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or