Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Março 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Projetos que Movem

Coletivo Perifatividade

Artes Integradas

Coletivo Perifatividade

Zona Sul - 08 de Agosto 2012
Coletivo Perifatividade

Persistência, Paciência e Resistência – Coletivo Perifatividade

‘Os trabalhos individuais tornam-se coletivos e as valorizações das ações só são conquistadas com os ideais trabalhados, para que se possa atingir o mesmo foco: A MELHORIA DA COMUNIDADE[...]'– trecho retirado do livro Antologia.

No último domingo do mês de julho (29/07) a equipe Movendo Atitudes visitou o projeto COLETIVO PERIFATIVIDADE, que movimenta o fundão do Ipiranga abrangendo os bairros Pq. Bristol, Jd. Clímax, Jd. Maria Estela, Vila Moraes, Água Funda, Vila das Mercês, Vila Livieiro e Jd. São Savério situados na cidade de São Paulo.  O grupo está ativo, com esse nome, desde 2010 e é composto atualmente por dez integrantes, podendo variar de acordo com Paulo Rams, um dos membros do projeto.

O Coletivo realiza vários trabalhos, contudo o mais popular é o SARAU PERIFATIVIDADE, que tem por objetivo integrar expressões artísticas derivadas das comunidades, como literatura, música, poesia e etc.

‘Acreditamos que o circuito de Saraus está realizando uma verdadeira revolução na vida e na maneira de agir e pensar não só de nós que organizamos ou frequentamos, mas das pessoas a qual nós entramos em contato e interação, nestes trabalhos de base que realizamos. Nós agimos como semeadores de reflexões, de mudanças internas que virarão externas dentro de cada indivíduo para com a sua quebrada, seu ambiente, sua ação cultural e assim por diante. Todos nós que realizamos este movimento cultural temos a grande responsabilidade de sermos semeadores de mudanças nas pessoas.’ – Palavras de uma integrante do coletivo.

Na ocasião, o Movendo teve a oportunidade de receber alguns exemplares da zine e do livro chamado ‘Antologia’, que além de agregar poetas e vivências provenientes da periferia, deixam mensagens claras referentes à importância do aprimoramento do senso crítico humano, instigando a expressão das opiniões. Essa maneira de registrar atitudes influênciou na escolha do nome do grupo. A palavra Perifatividade remete ao sentido de ‘periferia em atividade’, sentido este, que casa perfeitamente com o os ideais do coletivo.

'Nosso objetivo maior é fazer com que as pessoas tenham senso critico[...]’ – Paulo Rams.

Além do Sarau, o grupo visita as escolas da região, realiza oficinas para crianças com predominância da cultura HipHop como grafite, break, MC dentre outras atividades.  

Outro ponto que cabe ser destacado é a peculiaridade do local aonde ocorreram as entrevistas. Naquele domingo, o Coletivo juntamente com outras iniciativas, estava se preparando para o Cine Maloca, e essa ‘Maloca’ tem muita história naquela comunidade, iniciando pelo fato de se tratar de uma reocupação em prol do fomento à cultura. Em 2008, o Núcleo Poder e Revolução (grupo de iniciativa dos líderes da própria comunidade) que administrava o ‘Maloca Espaço Cultural’, um dos poucos pólos culturais presentes no fundão do Ipiranga, com biblioteca de mais de 3.000 exemplares e estrutura diversas apresentações, foi surpreendido com a desapropriação do espaço. O discurso: a criação de uma creche, porém nada foi feito e a linda casa verde de esquina, se tornou inutilizada para a cultura e utilizável para a prática do tráfico até o inicio de 2012, pois neste ano, o movimento trouxe novamente as iniciativas culturais no Maloca. Vocês podem conferir a história desse espaço no blog Malocapraquetequero

Para fechar, o público atendido pelo COLETIVO PERIFATIVIDADE é bem diversificado, dependendo da atividade, o grupo consegue atingir crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Coletivo tem parcerias com vários outros coletivos literários, como Sarau Poesia na Brasa, Sarau Ocupação Cultural, Sarau da Ademar, Tersarau Heliópolis, Sarau do Fórum de São Bernardo do Campo, além de Movimentos Políticos e Político-Culturais, como Mães de Maio, Coletivo Zagaia e Cordão da Mentira.

Se interessou?

O coletivo dá a dica:  ‘é só comparecer que tamo junto’

O Sarau ocorre mensalmente no Bar do Boné (R. Nossa Senhora da Saúde, 1007 - Vila das Mercês) e de forma itinerante no CEU Parque Bristol, em escolas da rede pública, nas favelas da região e no Maloca Espaço Cultural (R. Giácomo Cozzarelli, 266 - Pq. Bristol).

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/sarau.perifatividade

Blog: http://perifatividade.wordpress.com


*fontes utilzadas: entrevistas com membros do coletivo; livro Antologia e zine.

 

Vídeos

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or