Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Janeiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Projetos que Movem

Fabricando Canções

Música

Fabricando Canções

Zona Leste - 20 de Novembro 2012
Fabricando Canções

O Movendo Atitudes foi conferir a ação do grupo Usina Vocal, chamada Fabricando Canções, que ocorreu na biblioteca municipal do Tatuapé, localizada na Av. Celso Garcia, bem próximo a estação do metrô. E o que dizer a respeito desse espetáculo musical e teatral? Nostalgia. A ação Fabricando Canções além de educativa é alegre do início ao fim, proporcionando às crianças envolvimento com a história e aos adultos a oportunidade de sentirem-se como crianças novamente, por conta da interação que o grupo faz com o público, por meio de brincadeiras, canto e elementos coloridos presentes no cenário do espetáculo.

A Usina Vocal é um coral formado por membros da oficina livre oferecida pelo curso ACEPUSP. Nessa oficina existe desde pessoas que já possuíam conhecimento de voz/música até a iniciantes e foi a partir do envolvimento do grupo participante da oficina que surgiu a Usina Vocal.  A ideia de elaborar um projeto para concorrer no edital do programa VAI surgiu de Fa Bim, membro do Usina Vocal, originando o Fabricando Canções, contemplado pelo programa no ano de 2010.  Atualmente, a Usina Vocal não conta mais com o benefício, porém  o grupo ainda realiza o espetáculo na Cidade de São Paulo esporadicamente. 

O objetivo da ação Fabricando Canções é elaborar espetáculo baseado nas canções folclóricas e brincadeiras de ciranda, com  ênfase no tema consciência ambiental, na intenção de  despertar nas crianças (público-alvo da ação), o interesse pelas artes e o respeito ao meio ambiente. A apresentação do coral mistura o canto com o teatro, chamando a atenção dos expectadores.

Contudo, o que mais chamou atenção da equipe Movendo Atitudes foi a quantidade de pessoas que participam desse coletivo, que varia entre 15 a 20, com a organização do coletivo. Durante a entrevista realizada com Daniel, membro e regente da Usina Vocal, foi citado que desde 2010 todos os inscritos no projeto se comprometeram em cumprir toda a agenda de apresentação e ensaios, criando assim uma estrutura para executar o projeto com a qualidade esperada. Como todos sabemos, não é fácil lidar com pessoas, ainda mais estas sendo de regiões diferentes da cidade de São Paulo, porém o que o coletivo demonstrou foi que quando se alia a força de vontade, com responsabilidade e comprometimento  a organização acontece naturalmente, pois como Daniel mencionou “cantar demanda preparação, ainda mais com alguns elementos das artes cênicas”. O Grupo hoje está se reformulando, por conta do tempo a equipe tem sofrido alterações, porém a Usina Vocal não parou, no ano de 2011 abriram vagas para o curso de repertório direcionado ao público que se interessa por canto, realizado na ACEPUSP.

No mais, para concluir a cobertura, o Movendo Atitudes pediu uma dica para o coletivo de acordo com a experiência que tiveram para iniciar o projeto Fabricando Canções e a mensagem deixada por eles foi: Organização e estrutura, essa é a base para realizar bons projetos.

Se interessou?

Conheça mais acessando o blog da Usina Vocal.

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or