Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Outubro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Projetos que Movem

Éstudionosso Denovo

Música

Éstudionosso Denovo

Zona Sul - 24 de Outubro 2012
Éstudionosso Denovo

O Movendo Atitudes teve o prazer de entrevistar o coletivo “Éstudionosso Denovo” localizados na zona sul da cidade de São Paulo. O projeto está em sua segunda edição pelo programa VAI, o que complementa a origem do nome do grupo (Denovo), na qual surgiu a partir da expressão “é tudo nosso”, utilizada nas ruas da comunidade onde o projeto ocorre, traduzindo fielmente a iniciativa de Fábio, Fagner e Marcelo.

A ideia inicial elaborada em 2011, era auxiliar bandas e músicos da região do cenário alternativo com estúdio, ensaio e gravação, porém durante o festival realizado pelo grupo no ano passado, foi percebido que a maior dificuldade dessas bandas/músicos é encontrar bons lugares para se apresentar como por exemplo, receber remuneração e até mesmo alimentação e bebida para realizar algum evento. Neste festival, muitos integrantes dessas bandas comentaram que foi a primeira vez que se sentiram valorizados. Por este motivo, o “Éstudionosso Denovo” incluiu na segunda edição o auxilio na promoção de bandas/músicos. “Teve banda que foi a primeira vez que os caras receberam. Ninguém tinha acertado nada com eles”, comenta Fábio o proponente do projeto.

Desta forma, o projeto “Éstudionosso Denovo” engloba as seguintes atividades: elaboração de camisetas, materiais de divulgação com filmagem e cobertura fotográfica dos eventos próprios das bandas; auxilio na gravação e espaço para ensaio. O espaço fica aberto aos sábados em três horários: das 10h00 às 12h00; das 13h00 às 15h00 e por último, das 15h00 às 17h00, totalizando três ensaios por dia de projeto.

O objetivo do “Éstudionosso Denovo” é oferecer a possibilidade de o músico escutar a sua própria música o que pode parecer óbvio, mas não é. Muitos deles nunca tinham tido a oportunidade de ouvir sua própria gravação. E essa percepção agrega muito ao crescimento profissional do músico, porque este conseguirá com maior precisão, analisar suas eficiências e deficiências, além de proporcionar a possibilidade de se colocar na posição de ouvinte.

Porém, apesar de todos esses auxílios, nem todas as bandas/músicos que buscam participar desse projeto se comprometem com o trabalho fornecido pelo grupo, o que leva muitas vezes a seleção, principalmente na ação de promover. Para terem ideia, o grupo realiza a ação de promoção de bandas com apenas quatro, sendo estas: Originais do Gueto, Corrupião, Santa Zona e Sangue por Justiça.

Dentro desse contexto o Movendo Atitudes questionou: qual a opinião do grupo referente a essa “falta de comprometimento” de alguns participantes, o que pode causar essa atitude? O coletivo acredita que o fato de estarem começando prejudica o comprometimento das pessoas, que na maioria das vezes preferem buscar um grupo ou alguém muito influente para se promover do que valorizar o que está à disposição com mais facilidade e com a mesma qualidade. Essa questão para eles está vinculada com o glamour da área musical.

Então, para fechar, a dica que o grupo deixa par aqueles desejam elaborar projetos na linguagem musical é participar das ações que acontecem na região, com o por exemplo prestigiar o próximo festival organizado por eles que ocorrerá no dia 25 de novembro, a partir das 14h00, no centro cultural monte azul, localizado na Av.Tomás Sousa, 552 – São Paulo/ SP.

 

Gostou? Saiba mais:


Facebook Éstudionosso Denovo 

Galeria

Éstudionosso Denovo Éstudionosso Denovo Éstudionosso Denovo Éstudionosso Denovo

Vídeos

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or