Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Setembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Artigos

Jardim Colorido

Artes Plásticas

Jardim Colorido

Zona Leste - 28 de Outubro 2012
Jardim Colorido

O coletivo “Metamorfose Social” realizou no domingo passado (21/10) mais uma ação do projeto Jardim Colorido, patrocinado pelo programa VAI. O Jardim Colorido acontece no bairro Jardim Colorado, situado na Zona Leste da Cidade de São Paulo, próximo à região da Av. Barreira Grande e Sapopemba. No dia da entrevista os integrantes que representaram o grupo foram o André e a Patrícia.

O Metamorfose Social, foi criado por um grupo de grafiteiros que se reuniam para lecionar oficinas e difundir o grafite na região, e aproximadamente há dois anos e meio começaram a se inscrever em editais com esse nome. A linguagem principal que o coletivo trabalha é o grafite, na ocasião André comentou que desde os anos 90 a Av. Sapopemba sempre foi muito grafitada, tornando  essa arte reconhecida na comunidade, servindo de inspiração para muitos jovens.

A origem do nome e conceito do Jardim Colorido é bem interessante. O primeiro projeto inscrito no ano passado no programa VAI foi o “Grafite Literário”, porém não houve forte interesse por parte dos moradores do bairro em participar desse projeto. Um dos motivos citados na entrevista é que a literatura não se difundiu com a mesma intensidade na região e essa dificuldade enfrentada pelo grupo fez com que repensassem o “Grafite Literário”, no intuito de se aproximarem e atenderem a real necessidade da comunidade, que é  valorizar o bairro. E a partir daí que surgiu o nome “Jardim Colorido”, trocadilho com o nome do bairro Jardim Colorado. Desta maneira, pode-se dizer que o objetivo central do Jardim Colorido é a valorização do Jardim Colorado através das cores do grafite, revitalizando casas e trazendo vida e arte para região. E essas cores são tão presentes nas ruas, que os bairros vizinhos comentam o quanto o Jardim Colorado se destaca visualmente.

A ação desse projeto acontece da seguinte maneira: o grupo entra em contato com vários grafiteiros, fecham algumas ruas do bairro, selecionam as residências mais danificadas e conversam com os proprietários. No dia, essas casas são decoradas simultaneamente por vários artistas e além disso, algumas bandas da região se apresentam tornando o festival animado e atrativo.

Contudo, o ponto mais interessante dessa iniciativa é a aproximação da comunidade com o Metamorfose Social. Esse foi o coletivo que o Movendo Atitudes entrevistou que as palavras comunidade, bairro e moradores mais se repetiram. Como  maioria dos integrantes residem no Jardim Colorado desde criança, despertou-se o interesse em fazer algo em prol do desenvolvimento do local aonde cresceram. Por isso,  desde  antes da  formação do grupo, os membros desenvolveram ações diretamente na comunidade, como oficinas e etc., fazendo com que o trabalho do Metamorfose Social torna-se conhecido e reconhecidos pelos moradores e comerciantes, que não recusam auxilio para o grupo. O processo dessa interação foi natural, por eles estarem bem presentes na região.

Por fim, de acordo com André e Patrícia, o projeto irá continuar mesmo sem outros patrocínios de editais, já que este é o segundo ano de programa VAI,  pois contam com o apoio e suporte da comunidade. E, para fechar, a dica que o Metamorfose Social deixa para nossos leitores “é dar as caras mesmo, correr atrás, porque muitos artistas, músicos, escritores e etc.  não se manifestam através de projetos e se eles fossem atrás e juntassem as forças, o bairro estaria mais rico", comenta André. 

 

 

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or