Movendo Atitudes

Calendário de Eventos

Julho 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Inventividade

Daniel Anselmo

Daniel Anselmo

Daniel Anselmo Daniel Anselmo Daniel Anselmo

Nome completo: Daniel Anselmo
Idade: 24 anos
Profissão/formação: Cenógrafo / Técnico em Cenografia pelo Institutro Criar de TV, Cinema e Novas Mídias
Hobby: Desenhar, HQ's e Pintura
O que move o mundo para você?
A Vontade de Viver, de aprender, de se divertir, de dividir experiências, de acreditar no próximo mesmo quando achamos que tudo já se esta perdido, da vontade de fazer um mundo melhor. E Podemos torná-lo Melhor!



Movendo Atitudes: Como é o trabalho de concepção de um cenógrafo, diretor de arte? Há algo que você destacaria em especial?

Daniel Anselmo: O Diálogo com o diretor da produção é a base. Entender profundamente o que é a obra. Então a criação começa, o Cenógrafo muitas vezes recebe referências do Diretor de Arte, este, no entanto, comanda o trabalho da equipe de Arte, que inclui também, Figurino, cabelo e maquiagem.

M.A: Qual a importância do cenário para um filme, uma peça de teatro ou novela?

D.A: A Cenografia tem o papel de transmitir ao espectador, o ambiente e época em que vive a personagem, passar suas emoções, dar dicas de como é a personagem, isto em qualquer produção, TV, teatro ou cinema. A Cenografia em sua importância revela até subliminarmente a história da personagem

INV 17 11 danielanselmo 05

M.A: Há diferenças entre as linguagens? (teatro, cinema, TV etc).

D.A: Sim, varia de uma produção para outra. A Cenografia surge no teatro. O teatro nos permite viajar mais na criação ( pelo menos comigo, rsrsrsr ). Acho mais mágico que uma novela por exemplo, onde trabalhamos mais com elementos reais, ou externas, locações. O cinema em sua grandiosidade anda entre estes dois tipos de cenografia. Há produções cinematográficas incríveis! Um filme, por exemplo, que mistura cenografia de cinema com teatro é DOGVILLE, de Lars Von Trier, vemos o Filme como um espectador de teatro.

M.A: Quais são suas principais referências? Que meios você utiliza para pesquisa e formação de um projeto?

D.A: As referências variam bastante dependendo do projeto. Estas referências vem de tudo, desde livros, obras já existentes, tipo...filmes e trabalhos artísticos de diferentes mídias, mas principalmente do meu olhar sobre as coisas, de cada elemento que minha mente registra, de cada cor, por exemplo: Observar a arquitetura das cidades, as curvas de um objeto, os movimentos que tudo ao nosso redor nos dá visualmente, gosto da criação, mesmo tendo referências de trabalhos prontos, só fico satisfeito quando o projeto está com meu estilo, meu toque diferencial, me deixo levar pela criação e é muito divertido.

M.A: Você faz parte do Coletivo Cinemateus, poderia nos contar as principais experiências que teve enquanto integrante do grupo e as maiores lições?

INV 17 11 danielanselmo 04D.A: São várias e de muitas experiências, aceitar estas lições é um dos processos mais importantes, há 5 anos, quando comecei no Cine, era inexperiente, como toda equipe, aprendemos juntos com os erros e conseguimos superar muitos obstáculos neste caminho, aprender a trabalhar em equipe e aprender isto em um trabalho voluntário, é o que posso dizer ser o mais valioso disso tudo. A relação entre as pessoas é mais real, sem interesses ruins, como vemos muitas vezes em uma empresa, por exemplo. Todos os trabalhos no Cine são especiais e importantes para todos que nele estão!

M.A: Que dica ou mensagem você deixaria para quem deseja iniciar nessa área de cenografia, direção de arte?

D.A: Estude, estude e estude para ter os conhecimentos técnicos.
E se você decidiu entrar nestas áreas é porque a parte artística já esta dentro de você, com os estudos, seu desenvolvimento artístico só cresce!

M.A: Caso queira destacar mais alguma questão importante, escreva abaixo, por favor!

D.A: Obrigado :)
- Respeite a Arte, os dons. A arte em si que nos escolhe para realizá-la, para concretizá-la. Um trabalho artístico verdadeiro só é feito com amor ao que se faz! Muito obrigado a equipe do Movendo Atitudes, adorei participar!

Voltar

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or